Home / Notícias / Novos Depoimentos Revelam Acusações Contra Hytalo Santos e Marido por Exploração de Menores

Novos Depoimentos Revelam Acusações Contra Hytalo Santos e Marido por Exploração de Menores

hytalo

Novos depoimentos revelam bastidores da investigação contra Hytalo Santos e marido

Uma reportagem exibida pelo Fantástico, da TV Globo, neste domingo (17), trouxe novas informações sobre a investigação que envolve o influenciador Hytalo Santos e o marido, Israel Nata Vicente. O casal foi preso em São Paulo na última sexta-feira (15), acusado de tráfico de pessoas e exploração sexual de adolescentes.

A defesa afirma que os dois são inocentes, que sempre se colocaram à disposição das autoridades e classificou as prisões como uma medida “extrema”.

Depoimentos de ex-funcionários

De acordo com ex-funcionários ouvidos sob anonimato, os adolescentes que viviam sob a tutela de Hytalo eram tratados como “propriedade” do influenciador. Segundo os relatos, ele decidia quando os jovens poderiam comer, dormir ou usar o celular.

“Presenciei muita festa, bebida, e a bebida era liberada para todo mundo, sem restrição”, disse um dos depoentes ao programa.

O Ministério Público da Paraíba investiga suspeitas de que menores eram expostos em vídeos virais publicados nas redes sociais do influenciador, em situações de sexualização, consumo de álcool e até em trajes de nudez parcial. Um ex-funcionário contou que, em certas gravações, as crianças simulavam ir para a escola, mas, após o fim da filmagem, não frequentavam as aulas.

Estratégia para controlar as redes sociais

Segundo a denúncia, o casal pagava cerca de três salários mínimos às famílias dos adolescentes para manter os jovens em sua casa. Chamados de “cria”, eles tinham os celulares apreendidos, de forma que apenas os perfis de Hytalo pudessem publicar conteúdos, garantindo a concentração de audiência em suas páginas.

O Código Penal brasileiro define tráfico de pessoas como o ato de recrutar, transportar, comprar ou acolher vítimas para fins de exploração, que pode incluir adoção ilegal, submissão a trabalho forçado, servidão, exploração sexual ou até remoção de órgãos.

A denúncia que impulsionou o caso

O debate sobre a adultização de crianças e adolescentes nas redes sociais ganhou força após o influenciador digital Felca denunciar o tema em um vídeo publicado no dia 6 de agosto. Com milhões de seguidores (17,7 mi no Instagram, 8,45 mi no YouTube e 870 mil na rede X), ele chamou atenção para conteúdos com menores entregues por algoritmos a perfis de pedófilos.

O vídeo, de 50 minutos, já ultrapassa 43 milhões de visualizações. Nele, Felca mostrou como os sistemas das plataformas funcionam, além de entrevistar uma psicóloga especializada para alertar sobre os riscos da exposição digital precoce.

A repercussão do conteúdo provocou reação imediata entre parlamentares e autoridades, que prometeram acelerar a criação de uma proposta de regulamentação das redes sociais no Brasil.

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *